Blair candidato<br>a cargo inexistente

O governo britânico manifestou oficialmente o apoio do país à candidatura de Tony Blair ao cargo inexistente de presidente do Conselho Europeu. A declaração foi feita, dia 15 em Estrasburgo, pelo secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Glenys Kinnock.
O «candidato» não desmentiu o anúncio, mas prudentemente mandou dizer pelo seu porta-voz que «não há nenhuma campanha em curso, pois o cargo ainda não existe», uma vez que o Tratado de Lisboa, que o prevê, não foi ratificado por todos os países.
Todavia, o governo britânico dá como certo o resultado do referendo na Irlanda e, considerando que há um crescente consenso em torno da figura do antigo primeiro-ministro trabalhista, decidiu lançar-se antecipadamente na corrida ao suposto futuro cargo.


Mais artigos de: Breves Europa

Eslováquia interdita<br>o húngaro

O parlamento de Bratislava adoptou uma nova versão mais rigorosa da lei sobre a língua oficial do país, onde interdita o uso oral e escrito das línguas minoritárias nos serviços da administração pública e impõe o eslovaco como único idioma, falado e escrito, em todos os espaços públicos.A lei, que visa sobretudo a forte...

Islândia faz pedido<br>de adesão

Após a aprovação do parlamento no dia 16, o ministro dos Negócios Estrangeiros islandês, Ossur Skarphedinsson, apresentou no dia 23 em Estocolmo, Suécia, a candidatura de adesão do seu país à União Europeia. O Conselho Europeu terá reconhecer por unanimidade o estatuto de candidato à Islândia para depois decidir a data...